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Preços Avançadas

As regras de preços permitem que você altere dinamicamente o preço dos seus compromissos com base em diversos fatores diferentes. Isso permite que você implemente quase qualquer construção de precificação que você possa imaginar, por exemplo:

  • Aumentar os preços em 50% nos finais de semana
  • Arredonde para os US$ 5 mais próximos e adicione US$ 2 se a duração do compromisso for inferior a 1 hora
  • Adicione um valor com base em uma seleção em um menu suspenso ou em um formulário personalizado
  • Cobrar um depósito adiantado de 10% se reservado com mais de um mês de antecedência
Devido ao grande número de possibilidades oferecidas pelas regras de precificação, elas podem ser um tanto complexas de configurar. Você pode querer verificar se um método mais fácil está disponível na seção Definindo preços.

Configurar regras de precificação

  1. A configuração de regras de precificação difere de acordo com o tipo de agenda:

    • Cronograma de Recursos

      Em um Agenda de recursos, na guia Recursos, em Preço, selecione a opção: Depende da data, duração ou recurso e clique em Salvar alterações

    • Cronograma de capacidade

      No caso de um Programação de capacidade, na guia Recursos, em Preço, selecione a opção: Adicione um campo de preço à caixa de diálogo “criar nova janela” e clique em Salvar alterações

    • Cronograma de serviço

      Nenhuma etapa adicional é necessária para ativar as regras de precificação. Porém, para mostrar os preços na lista de serviços, você precisa marcar explicitamente a opção: Mostrar uma coluna de preços nas listas perto da parte inferior da aba Serviços, e clique em Salvar alterações

  2. Navegue de volta para a guia Recursos (ou Serviços). Em seguida, clique em Configurar preços para ir para a tela de configuração.
  3. Defina o preço base

    O preço base é o preço inicial de uma reserva antes da aplicação de quaisquer regras de preços. A forma como o preço base é definido difere de acordo com o tipo de agenda:

    • Cronograma de recursos

      Na parte superior da tela de configuração das regras de precificação, você pode definir um preço base. Por padrão, esse preço é por reserva. Você também pode escolher um preço base por unidade de tempo (minuto, meia hora, dia, etc). Por exemplo, você pode cobrar US$ 15 por meia hora por reserva.

    • Cronograma de capacidade

      Na parte superior da tela de configuração das regras de precificação, você pode definir o preço base padrão para janelas. Este preço base é por reserva. Se necessário, você pode substituir o preço base padrão de um janela ao criar ou editar esse janela.

    • Cronograma de serviço

      Para agendamentos de serviços cada serviço tem seu próprio preço base. O preço base de um serviço pode ser definido durante a criação ou edição do serviço.

  4. Adicionar regras de precificação

    Na tela “Editar detalhes de preços” você pode criar novas regras de preços na seção “Criar regra de preços”:

    1. Primeiro selecione uma ação a ser executada no preço. Por exemplo, “Aumentar o preço em”.
    2. Dependendo da ação que você escolher, poderá aparecer um campo onde você poderá fornecer informações adicionais. Para a opção “Aumentar o preço em” aparecerá um campo para especificar o valor.
    3. A seguir, especifique as condições que determinam quando executar esta ação. Por exemplo, “Se… o dia da semana for sábado ou domingo”. A ação só será aplicada se todas as condições forem atendidas. Se você não especificar nenhuma condição, a ação será sempre aplicada.
    4. Clique em Salvar alterações na parte inferior da página.
    5. A regra de precificação agora aparecerá na parte superior da página, em “Regras de precificação”. As regras de precificação são avaliadas de cima para baixo; a ordem pode ser alterada arrastando-os para a posição desejada na lista.
    Exemplo de criação de regra de precificação
Depois de criar uma regra de preço, você encontrará um link “Configurar preços” na guia Visão geral da página de configuração para poder acessar a tela “Editar detalhes de preços” mais rapidamente.

“Preço por item” versus “Preço total”

No contexto das regras de preços, “preço” e “total” têm significados muito específicos:

  • Se você tiver uma agenda de recursos, então “preço” significa o preço por unidade selecionada (por reserva, por minuto, por hora, etc.), enquanto o “total” é adicionado uma vez por reserva. Por exemplo: Com um preço de $6 por hora, e um total de $10, para uma reserva de 2 horas o preço final passa a ser 2 ×; $ 6 + $ 10 = $ 22.
  • Se você estiver usando uma agenda de capacidade, o “preço” será multiplicado pela quantidade, enquanto o “total” será adicionado uma vez por reserva. Por exemplo: Com um preço de US$ 5 para uma quantidade de 3 e um total de US$ 10, o preço final passa a ser 3 ×; $ 5 + $ 10 = $ 25.
  • Se você estiver usando um agenda de serviço, não haverá distinção entre os dois termos.

Para reservas repetidas, cada repetição é contada como uma reserva separada. Isto significa que um total será adicionado para cada repetição. Este total não precisa ser o mesmo para cada repetição caso existam regras de preços que afetem apenas janelas em uma data específica.

Particionamento de tempo

Quando utiliza um preço por unidade de tempo num agendamento de recursos, os cálculos de preços podem tornar-se complexos se um compromisso abranger períodos em que se aplicam regras de preços diferentes. Considere, por exemplo, uma situação em que as reservas de fim de semana são duas vezes mais caras do que as reservas fora do fim de semana. Ao efetuar uma reserva que inclua um dia de fim de semana e um dia sem fim de semana, o sistema aplicará corretamente o preço mais elevado apenas para o dia de fim de semana. Você pode imaginar que isso pode ficar bastante complexo se múltiplas regras forem aplicadas durante diferentes períodos sobrepostos.

Ao utilizar um preço por reserva, aplica-se apenas o preço do horário de início e não será utilizada nenhuma divisão de horário. Da mesma forma, somente o horário de início é levado em consideração para janelas em uma agenda de Capacidade e compromissos em uma agenda de Serviço.

Pare de avaliar regras

A ação “Parar de avaliar regras” permite ignorar todas as regras subsequentes quando a condição corresponder. Isto pode ser útil, por exemplo, para ter um conjunto de regras aplicáveis apenas no fim de semana e ignorá-las para todos os outros dias.

Usando um preço de um campo personalizado

Para usar um campo personalizado, primeiro certifique-se de que campo customizado esteja habilitado na agenda para que as ações relevantes apareçam. A seguir, adicione uma das ações: “Adicionar campo ao preço” ou “Adicionar campo ao total” e selecione o campo personalizado a partir do qual deseja adicionar o valor.

Nas opções suspensas, o sistema tentará extrair automaticamente um preço. Por exemplo, Toalhas extras $5. Quando esta opção for selecionada pelo usuário, serão adicionados $5. As porcentagens podem ser especificadas adicionando um sinal %. Por exemplo: Traga sua própria prancha de surf −20%

Se você colocar um valor entre colchetes [ ], esse valor será armazenado no banco de dados e aparecerá nas confirmações por e-mail. Você deve repetir o preço entre colchetes, caso contrário, o preço será ignorado. Por exemplo: Tempo extra de sauna +$10 [xtr-sauna $10]

Usando um preço de um formulário anexo

Para utilizar um preço de um formulário anexo adicione uma regra com a ação “Adicionar formulário”. Esta opção só é visível se um formulário estiver anexado ao agendamento. (Veja Adicionando formulários personalizados).

Você indica que um campo contém um preço adicionando chaves { } que contêm o preço no final da opção de um campo. Por exemplo:
Cesta de almoço +$10 {$10} ou Almoço servido $20[basket]{$20}
O preço entre { } não será mostrado no formulário, para exibir o preço adicione-o também ao texto antes dos colchetes.

Os valores dos campos do formulário anexados são adicionados ao preço total por padrão. Para adicioná-los ao preço por item, você pode adicionar um # após o preço.
Por exemplo: Cobertor extra +$5 {$5#}
Consulte “Preço por item” versus “Preço total” para obter uma explicação da diferença entre os dois.

Grupos de usuários

Com grupos de usuários você pode fazer com que algumas regras de preços se apliquem apenas a usuários específicos. Depois de criar pelo menos um grupo de usuários, uma nova condição aparecerá ao criar uma regra de preço: … o grupo de usuários é. Essa condição permite limitar uma regra de precificação a um grupo específico. Você pode usar isso para reduzir o preço para pessoas de um grupo específico ou aumentar o preço para pessoas que não pertencem a nenhum grupo.

Definido como indisponível

A ação “Definir como indisponível” permite impossibilitar a realização de uma reserva sob determinadas condições. Por exemplo, “Definir como indisponível se… o tempo até o início for inferior a 1:00:00” (menos de 1 dia)

Isto pode ser útil, por exemplo, se apenas os utilizadores do grupo de utilizadores premium tiverem permissão para reservar aos finais de semana. Ou você pode tornar indisponível uma aula se ninguém tiver se inscrito com 2 dias de antecedência. Lembre-se de que o usuário verá isso apenas como “indisponível”. Cabe a você explicar por que ela não está disponível, por exemplo, usando uma mensagem personalizada acima da agenda.

Depósitos

As regras de preços também podem ser usadas para implementar depósitos. Isso significa que as pessoas recebem o preço total, mas só são obrigadas a pagar o depósito adiantado e o restante é cobrado posteriormente. Observe que o sistema não possui suporte para coleta do restante, você mesmo precisará rastrear isso. Existem ações disponíveis para definir um valor fixo ou um percentual do total como depósito.