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Grupos de Usuários permitem controle detalhado sobre o acesso a agendas

Por padrão, todos os usuários de uma conta têm acesso a todas as agendas dessa conta. Se você tem requisitos mais complexos, como permitir que apenas certos usuários possam ver diferentes agendas, isso pode ser alcançado ao atribuir seus usuários a grupos para acesso. Uma agenda também pode ser atribuída a um ou mais grupos, e o resultado será que apenas usuários desses grupos poderão acessar essa agenda. Além disso, grupos de usuários permitem um fluxo de trabalho onde os usuários precisam aguardar aprovação antes de poder acessar uma agenda.

Limitando o acesso a agendas ao atribuir usuários a um Grupo de Usuários

Criando grupos

A maioria das opções de configuração relacionadas aos grupos de usuários ficará oculta até que você crie pelo menos um grupo. Você pode encontrar o link para Grupos de Usuários no topo da tela de Gerenciamento de Usuários. Você pode criar um novo grupo preenchendo uma descrição e clicando em Adicionar.

Atribuindo usuários a grupos

Depois de criar pelo menos um grupo, as caixas de diálogo na tela de Gerenciamento de Usuários exibirão uma opção adicional para atribuir um usuário a um grupo. Se você precisar atribuir muitos usuários a grupos, pode considerar exportar todos os usuários para um arquivo CSV, editar a coluna Grupo em uma planilha e, em seguida, importar o arquivo novamente.

Note que se você alterar o papel ou o grupo de um superusuário, isso desconectará automaticamente esse superusuário. O usuário precisará fazer login novamente para obter o status atualizado.

Atribuindo agendas a grupos

Na aba Configure > Acesso da agenda, você pode encontrar uma opção para limitar a visualização ou edição dessa agenda a um ou mais grupos. Dependendo das outras configurações nessa página, os usuários fora do grupo serão impedidos de fazer alterações ou bloqueados completamente. Se o acesso for completamente bloqueado, os usuários de grupos não autorizados verão uma mensagem explicando que estão bloqueados, caso tentem acessar a agenda. Essa mensagem pode ser editada na aba Configure > Layout, por exemplo, para incluir um link para uma lista de todas as agendas.

Pode ser útil permitir que usuários não autenticados visualizem a agenda, mas sem fazer alterações. Isto também pode ser configurado na aba Acesso, conforme explicado na seção O que os usuários podem fazer…. Se um usuário de outro grupo visualizar a agenda, nesse caso ele poderá fazê-lo, no entanto, não poderá fazer alterações ou criar um compromisso.

Excluindo grupos

Tenha cuidado ao excluir grupos. Os usuários neles não serão excluídos, mas retornarão ao mesmo status que os usuários sem grupo. As agendas ainda pertencentes ao grupo excluído permanecerão inacessíveis até que você altere o grupo delas para um existente ou desative as limitações de grupo.

Diferenciando preços com base no Grupo de Usuários

É possível criar uma regra de preço que reduz o preço para pessoas do grupo. Uma regra de preço também pode ser configurada para controlar outros comportamentos. Por exemplo, você pode impedir que pessoas de um determinado grupo reservem com muita antecedência ou apenas em certos dias da semana.

Usando Grupos de Usuários para filtrar a lista de agendas

Se você configurou um domínio personalizado nome, então, ao acessar uma URL com apenas o nome do domínio, será exibida uma lista de agendas, incluindo todos os formulários. Uma outra maneira de mostrar uma lista de todas as agendas de uma conta é com a URL: www.supersaas.com/schedule/nome_da_conta.

Na página Controle de Acesso, você pode encontrar uma configuração que permite alternar entre mostrar uma lista ou simplesmente redirecionar para a primeira agenda listada no seu painel. Aliás, você pode reorganizar a ordem das agendas clicando e arrastando-as para o lugar desejado no Painel.

Essa seção também tem a opção Exigir que o usuário faça login primeiro. Se você habilitar essa opção, então, obviamente, o usuário precisará fazer login primeiro ou criar uma conta se ainda não tiver uma. Você pode embelezar essa tela de login na página Configurações de Layout com uma mensagem de boas-vindas.

Importante, após o login do usuário, a lista de agendas é filtrada para mostrar apenas as que ele tem acesso. E se um usuário tem acesso a uma única agenda, ele será redirecionado automaticamente para essa agenda. Isto permite que você comunique um único link aos seus usuários, por exemplo, no seu site, e permitirá que usuários de grupos diferentes acabem na agenda que você deseja.

Exigindo aprovação antes de permitir o acesso a uma agenda

Se um usuário for solicitado a fazer login e não houver agendas às quais ele tenha acesso, será exibida a tela “Bloqueado” da primeira agenda da sua conta. Como novos usuários não são colocados em nenhum grupo por padrão, você pode usar isso para mostrar ao usuário uma mensagem que diz que ele terá que esperar pela aprovação do administrador. Na página Controle de Acesso, você pode encontrar a configuração Enviar um e-mail de notificação para o administrador para enviar uma notificação por e-mail sempre que alguém novo se inscrever.

Limitando superusuários ao atribuí-los a um Grupo de Usuários

Limitando superusuários a agendas específicas

Por padrão, superusuários têm status de superusuário para todas as agendas de uma conta, independentemente do grupo ao qual foram atribuídos. Quando uma agenda é atribuída a um grupo, uma opção adicional é exibida que permite que você também exija que superusuários façam parte desse grupo. Superusuários fora do grupo da agenda serão tratados como usuários regulares para essa agenda.

Isto pode ser útil, por exemplo, se você quiser gerenciar vários terapeutas, cada um com seus próprios clientes, a partir de uma única conta SuperSaaS. Se você precisar de vários superusuários para uma agenda, mas não quiser que eles tenham acesso a toda a conta, essa seria a maneira de configurar isso. Se você precisar apenas de uma única pessoa como superusuário para uma agenda, um cenário comum, então não há necessidade de criar um grupo separado: Nesse caso, você pode simplesmente inserir o nome dessa pessoa na aba Configure > Acesso na caixa fornecida e ela será promovida para superusuário apenas para essa agenda.

Alterando os direitos de acesso dos superusuários à tela de Gerenciamento de Usuários

Por padrão, superusuários podem apenas visualizar e editar usuários de seu próprio grupo ou usuários que ainda não foram colocados em um grupo. Eles também estão impedidos de alterar o grupo ou promover um usuário a superusuário. Além disso, o limite de grupo se estende à página de visão geral do Painel e à Importação e Exportação de usuários.

Na página Controle de Acesso, na parte inferior, você pode encontrar a configuração Permitir que superusuários adicionem outros usuários e alterem seu nível de acesso…. Se você selecionar essa opção, então os superusuários poderão atualizar e alterar todos os usuários, independentemente do grupo ao qual foram atribuídos.

Limitando o acesso dos superusuários a formulários

Por padrão, superusuários de todos os grupos podem ver e editar todos os formulários. Superusuários podem ser excluídos de visualizar formulários que não são destinados a eles na aba Configure > Visão geral de um formulário. Isto rebaixa o superusuário a um usuário regular no contexto desse formulário. Então, se o formulário permitir acesso a usuários regulares, o superusuário ainda poderá preencher novos formulários.

Usando Grupos de Usuários para filtrar produtos na loja

Após definir grupos de usuários, a página de Gerenciamento da Loja mostrará uma opção para atribuir produtos a grupos. Por padrão, um produto pode ser comprado por qualquer usuário, mas se ele for atribuído a um ou mais grupos, então apenas usuários desses grupos poderão comprar o produto. Note que existe apenas um tipo de crédito no sistema, então não há opção para ter um tipo específico de crédito que só pode ser usado em uma agenda ou aula específica. Mas você pode limitar quais produtos os usuários podem comprar e em quais agendas podem gastá-los.

Ao criar um grupo de usuários sem usuários nele, você pode efetivamente ocultar produtos. Isto pode ser útil para desativar temporariamente produtos ou criar um produto que esteja disponível apenas para o administrador inserir como uma compra manual para um usuário.